Site dos estudantes do curso de gastronomia da UNIRIO - grupo A Nata - para desenvolvimento do TCC

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Introdução

Esta pesquisa mostra a fase operacional e estrutural de uma fábrica de produtos pré-formatados para gastronomia de vanguarda, com ênfase em cozinha molecular, conforme conceitos desenvolvidos pelo Físico-químico Francês Hervé This e pelo físico húngaro Nicholas Kurti (1908-1998), conceitos que olham de maneira crítica e científica os processos da gastronomia. Vários chefs valorizam as descobertas da gastronomia molecular. O mais importante deles é o catalão Ferran Adrià, um dos mais criativos da atualidade, dono do restaurante que por anos seguidos é considerado o melhor do mundo.

Através de pesquisas, em fóruns de discussão, jornais e livros, nosso grupo de estudo identificou uma carência de material e uma deturpação de conceitos referente as novas tendências da gastronomia, com base nesses dados foi elaborado um projeto de fábrica de pequeno porte com a função de venda de produtos prontos para consumo, disseminação de conceitos da gastronomia molecular, desenvolvimento de tecnologia brasileira, comercialização de material e produtos, consultoria e desenvolvimento de produtos específicos a necessidade do consumidor, servindo como um centro norteador da gastronomia molecular no Rio de Janeiro.

Esta fabrica terá uma área de fabricação e uma área para recebimento de publico com a finalidade de familiarização e comercialização de nossos produtos, sendo previsto o convênio com organização que nos auxiliem no entendimento dos processos físico-químicos inerentes a cozinha.

Também estão previstos palestras, cursos, treinamentos com objetivo formação de público para nossos produtos, além de disseminadores, formação público de opinião crítica que democratizasse o debate de nossas idéias e produtos.

Nenhum comentário:

Colaboradores