Site dos estudantes do curso de gastronomia da UNIRIO - grupo A Nata - para desenvolvimento do TCC

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Glicerina

O que é glicerina?

Glicerina é um liquido viscoso, incolor, inodoro, higroscópico e com sabor adocicado. O termo glicerina ou glicerol são usados alternadamente na literatura, mas seu nome oficial pela IUPAC é propano-1,2,3-triol.
Sua molécula pode ser representada por:

Ela tem três grupos hidroxílicos (OH-) hidrofílicos que são responsáveis por sua solubilidade em água.

É higroscópica (i.e., absorve água do ar); seu ponto de fusão é 17.8°C; evapora com decomposição a 290°C; é miscível com água e etanol. Glicerina pode ser queimada, mas a não ser que seja queimada a altas temperaturas, libera vapores tóxicos de acroleína, que são formados principalmente entre 200 e 300 °C.

Aplicações tradicionais da glicerina

Glicerina tem uma ampla gama de aplicações, tais como emulsificante, amaciante, plastificante, estabilizante e umectante em pães, sorvetes e tabaco; em loções para a pele, enxaguatórios bucais e em inúmeras preparações cosméticas e farmacêuticas; como meio de proteção para congelamento de células sangüíneas, esperma, córneas e outros tecidos; em tintas de impressão, gomas e resinas em tintas e revestimento; como mistura anti-congelante; como matéria-prima para nitroglicerina.


Glicerina é principalmente produzida como um subproduto da produção de sabões, óleo-quimicos e, mais recentemente, biodiesel. Como mencionada na Revisra “Biodiesel Magazine” de Setembro de 2006:

& “...o crescimento da industria óleo-quimica na Ásia está produzindo glicerina em grande quantidade. Grande parte vinha sendo exportada para os Estados Unidos, mas com o aumento dos custos de transporte agora a maior parte esta sendo enviada à China.

Enquanto isso, o mercado americano de glicerina sintética está se deteriorando. Glicerina sintética é proveniente do petróleo ao passo que “glicerina natural” – como a produzida com biodiesel – é fabricada a partir de óleos e gorduras. Dow Química era a única produtora de glicerina sintética no país. Ela fechou sua planta em Freeport, Texas, em Janeiro [de 2006], citando – em parte – a enchente de glicerina no mercado proveniente do biodiesel como uma das razões. Dow Química ainda opera uma planta de glicerina na Alemanha.

Nenhum comentário:

Colaboradores