Site dos estudantes do curso de gastronomia da UNIRIO - grupo A Nata - para desenvolvimento do TCC

terça-feira, 3 de junho de 2008

Caviar de Maracujá

26 de Novembro, 2007 por Vitor Hugo

Caviar de Maracujá

**English version: Molecular: Passion Fruit Caviar **

Não fiz (ainda) as esferificações com alginato e gluconato do chef catalão Ferran Adrià. Brincadeiras que vão demorar para acontecer por mais legais que sejam, comprar essas coisas é complicado (além de caro! As texturas el Bulli na Amazon são os olhos da cara!). Muita gente pode torcer o nariz, mas o meu lado de cientista maluco vibra, é pura química! :) Eu ia dizer que química is love, mas o risco de ser apedrejado é muito alto.

O caviar da foto é um teste para ver se dava certo ou não. A técnica utilizada surrupiei do vídeo feito pelo chef Xavier Pauly que usa ágar ou kanten, como é conhecido na culinária oriental.

O ágar é uma substância com poder geleificante, mas não é gelatina! Ao contrário dela, ágar é de origem vegetal (extraída de uma variedade de algas), classificado como carboidrato (do tipo polissacarídeo). Enquanto, gelatina é feita basicamente de proteínas.

Para fazer é bem simples, a quantidade de ágar ficam em torno de 1-1,5%. Ou seja, para cada 100mL de líquido deve-se adicionar 1g de ágar. Misturar bem, levar ao calor até dar uma fervida… e modelar. Lembre-se: fica “sólido” quando atinge 30-40°C. Está certo que dessa vez tive que usar uma colher para ir gotejando, demorou. Não tinha a bisnaga na loja.

Nessa técnica para preservar o formato de esferas, o líquido foi gotejado em azeite mesmo estando em temperatura ambiente foi suficiente para resfriar. Pode deixar por alguns segundos e depois transferir para água sem problema algum.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Pessoal,

Os textos:
# Caviar de Maracujá
# Alginato - A Saga
# Molecular: ABC dos Métodos Básicos - Parte 2
# Molecular: ABC de Quem Não Sabe Nada - Parte 1

São todos de minha autoria, fico grato que eles seja úteis para vocês. Só seria de bom tom referenciar lá para o Prato Fundo (http://pratofundo.com), certo?

David disse...

Já colocamos um txt com a sua autoria, desculpe, é que o blog seria um depósito de idéias para o grupo de estudo, só q internet não tem fronteira.
Em breve modificaremos tdos os txts, e acrescentaremos a referência dos blogs, sites, etc de origem.
Valeu pelo toque.
Abrs David

Colaboradores